Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oriente

Premiê eleito no Japão quer melhorar relação com China

Relação ficou estremecida por causa de uma disputa territorial. Após meses de desentendimentos, nenhum dos países está disposto a ceder

O primeiro-ministro eleito no Japão no domingo passado, Shinzo Abe, prometeu neste sábado que buscará melhorar a relação com a China, que ficou estremecida por causa de uma disputa territorial. Após meses de desentendimentos, nenhum dos países está disposto a ceder.

"Eu quero fazer esforços para voltar ao ponto de partida do desenvolvimento de uma relação mutuamente benéfica baseada em interesses estratégicos comuns", afirmou Abe. "A relação entre Japão e China é um laço bilateral extremamente importante", disse.

Os comentários de Abe surgem depois que o jornal Nikkei ter relatado que Masahiko Komura, vice-presidente do Partido Liberal-Democrata, seria enviado no próximo mês a Pequim para entregar uma carta às autoridades chinesas. Também ocorrem um dia após embarcações da China adentrarem o território disputado, na primeira incursão desde que um novo governo foi eleito no Japão.

"Eu vou assumir a importante responsabilidade (para o futuro do Japão)", disse o primeiro-ministro eleito do país, que assumirá oficialmente o cargo na quarta-feira. "Minha missão é trazer uma solução para série situação que enfrentamos na economia, diplomacia e educação." As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.