• Carregando...

O presidente chinês, Hu Jintao, pediu o fortalecimento da cooperação com os Estados Unidos enquanto os dois países comemoram 30 anos de laços diplomáticos no primeiro dia do ano.

Milhares de pombas simbolizando a paz foram soltas na praça Tiananmen em Pequim nesta quinta-feira, quando a bandeira chinesa foi hasteada na primeira manhã de 2009.

Os Estados Unidos passaram a reconhecer a Taiwan controlada por Kuomintang como dependência da China comunista em 1o de janeiro de 1979.

Os laços oficiais entre a China e os Estados Unidos "não apenas trouxeram enorme bem-estar para a população dos dois países, mas também fizeram grandes contribuições à paz, estabilidade e desenvolvimento da Ásia e do mundo", disse Hu em uma mensagem de congratulação.

"A China quer trabalhar com os Estados Unidos no fortalecimento do diálogo e nas sinergias, aumentando a confiança mútua e a cooperação, expandindo ainda mais o alicerce para cooperação bilateral e interesses comuns, e levando a construtiva e cooperativa parceria China-Estados Unidos para níveis mais profundos de maneira sadia e estável", disse Hu.

Em uma carta a Hu, o presidente George Bush elogiou um relacionamento "mais construtivo e de cooperação" entre os governos chinês e norte-americano durante os oito anos de sua administração, mencionando o progresso contra o terrorismo, doenças epidêmicas e a proliferação de armas nucleares.

Ao mesmo tempo em que estabelece seus laços com os Estados Unidos, a China altera sua política em relação à Taiwan de "liberação" por meio de invasão militar para "reunificação pacífica".

Hu sugeriu na quarta-feira que a China deveria se tornar mais flexível em relação à participação de Taiwan em organizações internacionais e abriu as portas para aumento da comunicação sobre assuntos militares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]