Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Presidente da Hungria renuncia após perdoar caso de abuso sexual infantil

Presidente da Hungria, Katalin Novak
Presidente da Hungria, Katalin Novak renunciou ao cargo neste sábado (10) após pressão por ter concedido perdão a um caso de abuso sexual em uma casa infantil. (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

A presidente da Hungria, Katalin Novak, renunciou ao cargo neste sábado (10) após pressão por ter concedido perdão a um homem que ajudou a encobrir casos de abuso sexual em uma casa infantil. A revelação do indulto foi divulgada por um site local de notícias, há cerca de uma semana.

A divulgação do fato fez com que tanto a presidente da Hungria quanto a ministra da Justiça, Judit Varga, renunciassem.

A presidência, contudo, não é considerado cargo central na Hungria. No país, o primeiro-ministro é considerado o chefe de estado, posição atualmente ocupada por Viktor Orban, desde 2010, aliado da até então presidente húngara.

Presidente da Hungria alega "erro"

Katalin Novak diz que “cometeu um erro” e que “tomou a decisão do indulto em abril passado por acreditar que o condenado não abusou da vulnerabilidade das crianças que ele supervisionava”.

O homem havia sido condenado a mais de três anos de prisão em 2018, culpado por pressionar as vítimas a retiraram as acusações.

A decisão da renúncia da presidente da Hungria aconteceu após pressão popular e de partidos da oposição durante esta semana.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.