Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Presidente da Ucrânia diz que "ainda há tempo" para resolver crise pacificamente

"Novamente peço ao povo que não atenda às chamadas dos radicais políticos. Ainda há tempo para parar e resolver o conflito pela via pacífica", disse Viktor Yanukovich

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, afirmou nesta quarta-feira (22) que "ainda há tempo" de resolver pacificamente a crise e pediu à oposição para se sentar à mesa de negociações para dar fim ao confronto.

"Novamente peço ao povo que não atenda às chamadas dos radicais políticos. Ainda há tempo para parar e resolver o conflito pela via pacífica", manifestou o chefe do Estado em uma declaração publicada no site da presidência.

O presidente chamou novamente a oposição a se sentar à mesa de negociações para dar fim ao confronto, que hoje se recrudesceu com violentos choques que terminaram com dois manifestantes mortos e vários feridos.

Os dirigentes opositores, por sua vez, anunciaram que Yanukovich os receberá nas próximas horas.

Yanukovich expressou seu pesar pelas mortes causadas pela crise, que - ressaltou - "foram provocados pelos extremistas".

"Meus sinceros pêsames às famílias dos mortos", acrescentou o presidente, que convocou cidadãos a voltarem a suas casas.

As chamadas do presidente ucraniano ao diálogo aconteceram após a intensificação dos choques entre manifestantes e policiais antidistúrbios em Kiev.

Durante a manhã, as tropas de choque, que hoje conseguiram tirar os manifestantes de suas posições próximo a uma barricada improvisada com latarias de carros queimados, lançaram gás lacrimogêneo e dispararam balas de borracha.

Junto à praça Europa, como se pôde observar na imagens de televisão transmitidas ao vivo, as ambulâncias recolheram a vários feridos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.