Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apelo

Presidente da Ucrânia pede que seja evitada uma nova guerra mundial

Declaração foi feita em alusão aos conflitos no leste do país, que já causaram mais de 4 mil mortes

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, pediu na manhã desta terça-feira (11) que seja evitada uma nova guerra mundial em alusão a possíveis consequências do conflito no leste de seu país, que já causou mais de quatro mil mortes e enfrentou à Rússia e Ocidente.

"Há 96 anos, a Primeira Guerra Mundial terminou. Quero terminar outra guerra. Eu não quero dar a chance de alguém iniciar a terceira insanidade mundial!", escreveu o líder ucraniano em sua página no Twitter, em duas versões parecidas: ucraniano e inglês.

Já no Facebook, ele lembrou que na Primeira Guerra Mundial 10 milhões de pessoas morreram e que a disputa levou à dissolução de quatro impérios (alemão, austrohúngaro, otomano e russo).

"Hoje em dia, ninguém celebra o 'Dia da Victoria' na Europa, só lembram os mortos. Em uma guerra não há vencedores nem vencidos: há apenas sobreviventes, em ambos os lados. Hoje, defendemos a integridade territorial da Ucrânia e sempre defenderemos as nossas terras e nosso direito a independência e desenvolvimento", afirmou o presidente, que se mostrando convencido de que ainda há possibilidade de resolver a crise de forma pacífica.

Os combates entre os separatistas pró-Rússia e as tropas de Kiev continuam no leste da Ucrânia apesar da trégua estipulada em 5 de setembro em Minsk. Ontem à noite, três militares ficaram feridos em bombardeios realizados por insurgentes das posições do exército ucraniano na região do conflito, segundo o boletim militar.

Os combates se intensificaram depois das eleições separatistas realizadas no último dia 2, apesar das advertências das autoridades de Kiev.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.