Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
José Raúl Mulino

Presidente do Panamá repudia discurso de Trump: “Canal seguirá sendo panamenho”

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, afirmou que o pedágio para utilização do canal, criticado por Trump, não é definido pelos mandatários panamenhos (Foto: EFE/Bienvenido Velasco)

Ouça este conteúdo

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, publicou uma nota nesta segunda (20) repudiando o discurso de posse do presidente Donald Trump, em razão dos comentários feitos acerca do controle do Canal do Panamá. O republicano afirmou que o Canal havia sido "erroneamente dado ao Panamá".

Em resposta através de uma nota no X, o presidente panamenho alegou que "o Canal é do Panamá é e seguirá sendo panamenho, e sua administração seguirá estando sob controle panamenho com respeito a sua neutralidade permanente".

Mulino contestou as alegações de que o Canal foi uma concessão e declarou que o pertencimento foi um "resultado de lutas geracionais".

Antes de assumir a presidência, Trump já havia indicado que gostaria que os Estados Unidos retomassem o controle sobre o Canal, citando que altas taxas eram cobradas para navios americanos e contestando a "influência da China".

O republicano chegou a declarar que “O Canal do Panamá foi construído para o nosso Exército" e que a China está “basicamente assumindo o controle” da rota que liga os oceanos Atlântico e Pacífico.

Apesar de ter afirmado a vontade de retomar o controle, ele não forneceu detalhes de como faria isso.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.