• Carregando...
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, discursou nesta terça-feira (19), na Assembleia da ONU
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, discursou nesta terça-feira (19), na Assembleia da ONU| Foto: EFE/Daniel Piris

Durante discurso nos Estados Unidos, nesta terça-feira (19), o presidente do Paraguai, Santiago Peña, expressou seu apoio para que Taiwan seja readmitida como parte integrante da ONU, por reconhecer "práticas democráticas" na ilha autônoma.

O líder paraguaio afirmou que a organização deve "refletir práticas equitativas, democráticas e participativas", por isso, o retorno de Taiwan à reunião de lideranças mundiais merece ser revisto.

O governo de Taipé, capital taiwanesa, foi responsável por representar a China na organização até o ano de 1971, quando Pequim conquistou apoio suficiente para assumir a cadeira na ONU e expulsar a ilha da Assembleia Geral.

A fala do presidente paraguaio foi feita em um momento de tensão entre Taiwan e a ditadura chinesa de Xi Jinping, que no início do mês anunciou um projeto para aprofundar a integração da ilha ao país.

A China busca de diversas formas controlar o território taiwanês, inclusive já afirmando que pode fazer uso da força para a reunificação. Enquanto isso, Taiwan tenta formar parcerias estratégicas, como a recentemente anunciada pelos EUA, que concedeu apoio militar à ilha.

Os acordos diplomáticos entre o Paraguai e a ilha tiveram início em 1957. No final da década de 1990, o então presidente de Taiwan, Lee Teng-hui, visitou o país sul-americano, assinando diversos tratados comerciais nas áreas de transporte aéreo, agricultura, importação e exportação de produtos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]