• Carregando...

O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, se recusou a assinar um acordo de paz proposto por líderes regionais nesta segunda-feira (17) dizendo precisar de mais tempo, disse o mediador da crise.

O Sudão do Sul, que se tornou independente do Sudão em 2011, mergulhou no caos em dezembro de 2013, quando uma desavença política entre Kiir e seu vice, Riek Machar, desandou em um conflito armado que reabriu feridas étnicas.

Seyoum Mesfin, o mediador da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (Igad, na sigla em inglês), o bloco do leste africano que conduz as conversas, declarou que o lado de Kiir solicitou duas semanas antes de assinar o pacto, que foi aceito pelos rebeldes do Sudão do Sul.

“Nos próximos 15 dias, o governo irá voltar a Addis Ababa para finalizar o acordo de paz”, afirmou Seyoum. Ninguém do governo estava disponível de imediato para comentar.

Várias rodadas de negociações não bastaram para encerrar os combates que já mataram 100 mil pessoas e desabrigaram mais de 2 milhões, e durante os quais os dois lados se envolveram em uma guerra de nervos apesar de firmarem acordos de cessar-fogo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]