Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Presidente eleito do Irã se reune com líder supremo do país

A reunião aconteceu no domingo (16) e o aiatolá Ali Khamenei deu a Hassan Rohani "as diretrizes necessárias para seu futuro trabalho"

Hassan Rohani fala com a imprensa após o encontro com o aiatolá | Reuters/Fars News/Seyed Hassan Mousavi
Hassan Rohani fala com a imprensa após o encontro com o aiatolá (Foto: Reuters/Fars News/Seyed Hassan Mousavi)

O presidente eleito do Irã, o clérigo xiita reformista moderado Hassan Rohani, se reuniu com o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, que lhe desejou "sucesso" em sua futura gestão, informa nesta segunda-feira (17) a imprensa local.

A reunião aconteceu no domingo (16) e Khamenei deu a Rohani "as diretrizes necessárias para seu futuro trabalho".

A reunião aconteceu 24 horas após conhecer-se o imprevisto triunfo de Rohani no primeiro turno das eleições presidenciais da sexta-feira passada, nas quais obteve 18.613.329 e votos, 50,7% dos emitidos, o que representa o apoio de uma quarta parte da população total do Irã.

Rohani é um clérigo considerado moderado e respaldado pelos reformistas, especialmente pelos ex-presidentes Akbar Hashemi Rafsanjani e Mohamed Khatami, que também mantém uma boa relação e colaboração com Khamenei desde que participou do comando militar na guerra com o Iraque (1980-1988).

Está previsto que no dia 1º de agosto Rohani visite oficialmente Khamenei como passo prévio para sua posse em 3 de agosto, para substituir na Presidência Mahmoud Ahmadinejad, que cumpriu os dois mandatos consecutivos de quatro anos que lhe permite a Constituição.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.