Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Divisão ministerial

Presidente indiano empossa conselho com 79 ministros

Importantes ministérios foram mantidos pelos antigos ocupantes. Aliança governista venceu eleições no maior colégio eleitoral do mundo

Ministro da Defesa A. K. Antony (de branco à frente) posa para foto com oficiais da Força Aérea Indiana em Nova Délhi | Prakash Singh / AFP Photo
Ministro da Defesa A. K. Antony (de branco à frente) posa para foto com oficiais da Força Aérea Indiana em Nova Délhi (Foto: Prakash Singh / AFP Photo)

O presidente da Índia, Pratibha Patil, empossou nesta quinta-feira (28) 79 membros do conselho de ministros depois que o primeiro-ministro Manmohan Singh completou o processo de divisão dos ministérios.

Singh manteve Murli Deora como ministro federal do Petróleo e nomeou Anand como o novo ministro do Comércio.

Importantes ministérios foram mantidos pelos antigos ocupantes, mas o premiê aumentou o conselho ao nomear mais 72 ministros, segundo um comunicado distribuído por seu gabinete.

O presidente aprovou formalmente as indicações do primeiro-ministro depois de conduzir os juramentos numa cerimônia na residência presidencial, o palácio Rashtrapati Bhavan.

Além dos 27 ministros graduados, o premiê determinou funções para 45 ministros de escalão mais baixo.

Sushil Kumar Shinde permaneceu no Mnistério de Energia, enquanto o ex-ministro da Comércio e Indústria Kamal Nath foi transferido para o Ministério das Estradas.

O Ministério das Telecomunicações e Tecnologia da Informação foi mantido por A. Raja, diz o comunicado. O Ministério da Aviação Civil foi mantido por Praful Patel, mas a pasta do Aço ficou com o Virbhadra Singh.

O Ministério da Informação e Transmissão foi para Ambika Soni e G.K. Vasan foi nomeado ministro da Navegação.

No sábado, Singh havia empossado seis importantes ministros depois de assumir, na sexta-feira, seu segundo mandato consecutivo como primeiro-ministro.

O ministério das Finanças ficou com Pranab Mukherjee, o de Relações Exteriores ficou com S.M. Krishna. A pasta da Defesa foi entregue a A.K. Antony, a Segurança Interna para P. Chidambaram e o Ministério da Agricultura foi para Sharad Pawar.

A coalizão Aliança Progressiva Unida voltou ao poder no início deste mês após sair vencedora nas eleições federais realizadas em abril e maio.

As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.