• Carregando...

O presidente palestino, Mahmud Abbas, advertiu nesta quarta-feira (13) que a situação na Faixa de Gaza pode entrar em colapso caso prossigam os combates entre o movimento radical Hamas e o secular Fatah.

"Sem o fim dos combates, eu acredito que a situação vai entrar em colapso em Gaza", afirmou Abbas em uma entrevista coletiva em Ramallah, Cisjordânia, após um encontro com o ministro holandês das Relações Exteriores, Maxime Verhagen.

Povo nas ruas

Homens armados do grupo Hamas seguiram nesta quarta-feira (13) com uma ofensiva em Gaza, matando ao menos oito combatentes leais a Abbas, em uma luta pelo poder que aproxima a região de uma guerra civil.

Aos gritos de "parem com as mortes", cerca de 1.000 palestinos marcharam pela Cidade de Gaza e foram recebidos por tiros para o alto de militantes do Hamas em uma delegacia policial tomada das forças rivais da Fatah, no dia anterior.

Desde sábado, ao menos 56 palestinos foram mortos nos mais intensos combates internos em meses.

A violência levou a Fatah, que parece estar perdendo terreno para o Hamas em Gaza, a dizer que suspenderia sua participação em um governo de unidade com o Hamas se uma trégua não for declarada imediatamente. O governo foi formado em março sob mediação de sauditas, a fim de acabar com as lutas internas e amenizar sanções do Ocidente.

Os palestinos também foram às ruas de Ramallah, na Cisjordânia, para expressar sua frustração.

"As armas destinadas a combater a ocupação estão agora nos tendo como alvo", afirmou Wafa Abdel-Rahman, referindo-se a Israel.

Israel, que retirou colonos e tropas da Faixa de Gaza em 2005, declarou que não vai intervir no conflito palestino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]