Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Disputa

Presidente sul-coreano pede que Japão se desculpe pela colonização

Lee Myung-bak disse que se Akihito quisesse visitar a Coreia do Sul "seria bom" que pedisse "sinceras desculpas"

O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, pediu nesta terça-feira (13) pela primeira vez ao imperador do Japão, Akihito, que se desculpe pelos mortos durante a independência da Coreia do Sul do império japonês, que completará 67 anos nesta quarta-feira (15).

Lee disse que se Akihito quisesse visitar a Coreia do Sul "seria bom" que pedisse "sinceras desculpas", informou a agência Yonhap. O imperador nunca esteve no país. Lee visitou as ilhas Dodkdo na semana passada, disputadas entre Coreia do Sul e Japão, o que provocou uma crise entre as duas nações.

A ida do presidente para o local provocou um protesto do Japão, que anunciou que pretende levar a disputa com a Coreia do Sul para Corte Internacional de Justiça.

Lee afirmou que a viagem, a primeira realizada por um presidente sul-coreano à ilha, já estava planejada há anos e que seu objetivo foi demonstrar que o Japão precisa reparar seus erros do passado.

"O Japão compreende mal a posição de culpados e vítimas", afirmou Myung-bak. O presidente chegou na sexta-feira ao arquipélago desabitado, em um ato que o primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, classificou como de "extremamente deplorável".

"Realizei visitas oficiais a muitos países, mas não ao Japão", contou Lee, que argumentou que não fará isso até que possa falar no Parlamento japonês "qualquer coisa que desejar".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.