Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relações internacionais

Presidente turco pede para França deixar mediação no Cáucaso

Abdullah Gül também acusou Nicolas Sarkozy de possuir "preconceitos" que poderiam prejudicar as relações franco-turcas

O presidente turco, Abdullah Gül, pediu nesta sexta-feira que a França deixe o Grupo de Minsk, espécie de mediador do conflito entre a Armênia e o Azerbaijão, por ter perdido sua neutralidade ao tramitar uma lei que penaliza a negação do genocídio armênio durante o domínio do Império Otomano.

Abdullah Gül também acusou o presidente francês, Nicolas Sarkozy, de possuir "preconceitos" que poderiam prejudicar as relações franco-turcas.

Segundo o chefe do Estado turco, Sarkozy não teria respondido suas ligações antes da Assembleia Nacional francesa aprovar uma lei que penaliza a negação do massacre de milhares de armênios em 1915.

A lei, que prevê castigos de um ano de prisão e 45 mil euros de multa pela negação do genocídio, ainda precisa ser aprovada pelo Senado francês para entrar em vigor.

Gül expressou também seu apoio à suspensão das relações militares e políticas entre ambos os países, além das consultas ao embaixador turco em Paris, medidas que foram anunciadas na última quinta-feira pelo primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

"Estamos tristes. Nossa reação está justificada e será mantida", assegurou Gül, refletindo assim a visão oficial da Turquia, que define os massacres de armênios no Império Otomano como lamentáveis excessos produzidos durante a guerra com a Rússia, mas não como genocídio.

Ao lado da Rússia e dos Estados Unidos, a França é um das três nações co-presidentes do Grupo de Minsk, que foi formado em 1992 pela Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa buscar uma solução pacífica à disputa entre Armênia e o Azerbaijão pela região de Nagorno-Karabakh.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.