• Carregando...
Morales (esquerda) e Lugo olham assustados para o teto durante o tremor | Marcos Fredes/Reuters
Morales (esquerda) e Lugo olham assustados para o teto durante o tremor| Foto: Marcos Fredes/Reuters

Olhos assustados para o teto do Salão de Honra do Congresso Na­­cional. Essa imagem mostra o susto que as autoridades levaram on­­tem momentos antes da posse do presidente do Chile, Sebastián Piñera, em Valparaíso. O tremor que atingiu a região central do país causou pânico entre os presentes.

Faltando 21 minutos para o início da cerimônia, quando to­­dos os convidados já estavam em seus assentos, o abalo sísmico ba­­lançou tudo. O desespero au­­mentou quando muitos constataram que os telefones estavam mudos.

"Foi muito forte, muito forte", declarou mais tarde o presidente do Equador, Rafael Correa. Ao lado do paraguaio Fernando Lugo e do boliviano Evo Morales, Cor­­rea parecia ser um dos mais apavorados. O equatoriano foi submetido a uma cirurgia e precisa usar muletas para caminhar.

A argentina Cristina Fernán­­dez e o peruano Alan García também não esconderam o nervosismo. O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, abandonou a sala momentaneamente.

Para a plateia nas galerias do Congresso não foi diferente. Po­­liciais retiraram do local mulheres grávidas e outras que estavam a ponto de chorar.

Na saída, Morales demonstrou que o susto já tinha pasado. "Que­­ria conhecer como é um terremoto. Foi o que senti", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]