Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
América Latina

Primeira presidente mulher toma posse no Chile

Valparaíso (das agências internacionais) – Michelle Bachelet, de 54 anos, prestou juramento ontem no Congresso Nacional do Chile e recebeu a faixa presidencial do presidente do Senado, Eduardo Frei Ruiz-Tagle. Com isso, Bachelet passou a ser a nova presidente do Chile e a primeira mulher a ocupar tal cargo no país.

Antes da entrada de Bachelet no Congresso, foi lido o documento do Tricel (Tribunal Qualificador de Eleições, na sigla em espanhol), que a proclamou como nova presidente do país. O secretário do Senado a convidou então a entrar na sala.

Frei tomou o juramento de Bachelet e ambos assinaram os documentos correspondentes. Logo em seguida, o presidente chileno Ricardo Lagos passou a faixa presidencial a Frei, que transmitiu a Bachelet.

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, que esteve presenta à cerimônia, disse se tratar de um "dia maravilhoso" para todas as mulheres do mundo.

A cerimônia de transmissão do cargo foi realizada na cidade de Valparaíso (120 quilômetros de Santiago, capital do país), onde fica o Congresso Nacional. Cerca de 120 países participaram da cerimônia de posse de Bachelet. Entre as delegações internacionais estava a brasileira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Chile acompanhado do presidente do Haiti, René Préval, que visitou Brasília na sexta-feira.

Além dos dois líderes, a posse de Bachelet contou com a presença dos presidentes da Argentina, Néstor Kirchner; da Bolívia, Evo Morales; e da Venezuela, Hugo Chávez, além da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice (leia quadro ao lado), entre outros convidados.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi o primeiro presidente do país andino a assistir a uma posse presidencial no Chile. Sua presença foi aguardada com grande expectativa, sobretudo por parte da esquerda chilena. "Esta é uma visita histórica para nós", disse Morales aos jornalistas no aeroporto internacional de Santiago.

O ex-presidente do Chile Eduardo Frei Ruiz-Tagle foi eleito neste sábado presidente do Senado e encarregado de conduzir a cerimônia de posse da nova presidente do país, a socialista Michelle Bachelet.

Frei, do PDC (Partido Democrata Cristão), que faz parte da coalizão oficialista Concertação Democrática, foi escolhido por 20 votos contra 18 da oposição, que apoiava a candidatura da senadora pinochetista Evelyn Matthei, mulher do general Fernando Matthei, o último comandante da Força Aérea no regime militar chileno.

A eleição de Frei segue-se à formação de um novo Parlamento, eleito no país no dia 11 de dezembro do ano passado, que será composto por 38 senadores e 120 deputados.

Frei foi o segundo presidente chileno vindo da coalizão oficialista. Governou o país entre 1994 e 2000, quando foi substituído pelo presidente Ricardo Lagos, que transmite o cargo hoje a Bachelet.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.