• Carregando...
Primeira santa Argentina
Primeira santa Argentina: a beata María Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula.| Foto: Foto: Casa Rosada

Com a presença do presidente Argentino, Javier Milei, o Papa Francisco canonizou neste domingo (11) a primeira santa Argentina: a beata María Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula.

Ela foi beatificada em 2016 em Santiago del Estero, na Argentina, após o Papa autorizar a publicação de um milagre da recuperação da saúde da freira Vanina Rosa, por intercessão de Mama Antula,.

Vanina Rosa havia sofrido um AVC em 1904 e fazia parte da Sociedade Filhas do Divino Salvador, cuja fundadora e mãe espiritual da congregação foi justamente a agora primeira santa da Argentina.

História da primeira santa argentina, Mama Antula  

María Antonia de Paz y Figueroa nasceu na atual província de Santiago del Estero, em 1730. Ainda que não pertencesse a uma família pobre, fez seus votos na Companhia de Jesus ainda aos 15 anos de idade.

“Ela escolheu um caminho diferente do tradicional para uma mulher de sua época, que se casava ou se tornava freira. Ela queria ajudar e servir a uma parcela da sociedade esquecida, mas não como freira. Na verdade, ela não fez voto de obediência, mas sim de castidade e de pobreza”, destacou Cíntua Suáres, em publicação do portal Pagina 12. Ela é biógrafa da primeira santa da Argentina, Mama Antula.

Seguindo os preceitos dos jesuítas, ajudou a cuidar, educar e ajudar pobres e indígenas de sua província natal. Por isso, os locais a consideravam como protetora, recebendo o apelido de Mama Antula, nome derivado de Antonia no idioma indígena quechua, ou quíchua.

O trabalho da agora primeira santa Argentina ganhou ainda mais notoriedade depois que, em fevereiro 1767, o Rei Carlos III da Espanha emitiu um decreto determinando a expulsão dos jesuítas das terras pertencentes à coroa espanhola. Foi quando Mama Antula passou a peregrinar pelo nordeste argentino realizando ações espirituais, como faziam os jesuítas.

Em 1778 esteve em Buenos Aires e tentou levar seus ensinamentos, mas recebeu a oposição da nobreza e do vice-reinado local. Apesar disso, acabou fundando a Santa Casa dos Exercícios Espirituais nas proximidades da cidade, atualmente um dos edifícios mais antigos de Buenos Aires, datado de 1794.

Mama Antula morreu em 1799 e seus restos mortais se encontram na Igreja de Nossa Senhora das Mercedes de Buenos Aires.

Milagres de Mama Antula

Além da cura de Vanina Rosa, que foi o primeiro milagre atribuído a Mama Antula, a recuperação de um homem no início deste século, que assim como Rosa também havia sofrido um AVC, é creditado como o segundo milagre da primeira santa argentina. Segundo os relatos, os médicos do homem tinham chegado à conclusão que a situação clínica que não seria passível de cura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]