Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conclave

Fumaça preta: primeira votação para eleger novo papa termina sem escolhido

Fumaça preta aparece no topo da Capela Sistina nesta quarta-feira (7) (Foto: EFE/EPA/ETTORE FERRARI)

Ouça este conteúdo

A fumaça preta apareceu pela primeira vez nesta quarta-feira (7) na chaminé instalada na Capela Sistina, no Vaticano, indicando que a primeira votação do Colégio dos Cardeais para escolher o sucessor do papa Francisco não teve definição de um escolhido para o cargo.

Segundo informações da imprensa italiana, mais de 40 mil pessoas, entre fiéis e curiosos, haviam se reunido na Praça de São Pedro para acompanhar o anúncio.

Para ser eleito papa, o nome mais votado precisa receber dois terços dos votos, o que normalmente exige várias votações.

VEJA TAMBÉM:

Da 34ª votação em diante, só podem ser votados os dois nomes que receberam mais votos na rodada anterior. Em 2013, Francisco foi eleito na quinta votação, no segundo dia de conclave.

Hoje, ocorreu apenas uma votação. O processo será retomado na quinta-feira (8), com duas votações pela manhã no horário local (por volta das 5h30 e 7h no horário de Brasília) e duas à tarde/início da noite (perto das 12h30 e 14h), caso necessário.

Quando houver um escolhido, a chaminé da Capela Sistina soltará uma fumaça branca.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.