i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Diz jornal chinês

Primeiro caso do novo coronavírus no mundo teria ocorrido em novembro

    • Gazeta do Povo
    • 13/03/2020 11:24
    coronavírus primeiro caso
    Equipe médica faz a tomografia computadorizada de um paciente infectado pelo coronavírus COVID-19 no Hospital da Cruz Vermelha em Wuhan| Foto: Dsitribuição/China/AFP

    O primeiro caso confirmado do novo coronavírus no mundo data de 17 de novembro, segundo dados do governo chinês consultados com exclusividade pelo South China Morning Post. Até agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sustenta que a primeira confirmação da Covid-19 ocorreu em 8 de dezembro, uma informação que foi repassada à instituição internacional pelo governo da China.

    O jornal chinês revelou em reportagem nesta sexta-feira (13) que as autoridades do país até agora identificaram pelo menos 266 pessoas que foram infectados com o novo vírus ainda no ano passado, dois meses antes da epidemia se tornar emergência pública no país. O SCMP afirmou também que entrevistas com equipes médicas que tentaram informar sobre o vírus sugerem que os médicos chineses apenas perceberam que estavam lidando com um novo tipo de pneumonia no fim de dezembro.

    O primeiro caso confirmado de coronavírus é de uma pessoa de 55 anos da província de Hubei, onde a epidemia teve início. Desde 17 de novembro, entre 1 a 5 novos casos foram notificados a cada dia até 15 de dezembro, quando 27 infecções foram relatadas. Em 27 de dezembro, quando o médico Zhang Jixian, do hospital provincial de Hubei disse às autoridades que eles estavam lidando com um novo tipo de coronavírus, mais de 180 pessoas estavam contaminadas - embora as equipes médicas não soubessem disso na época. No primeiro dia de 2020, 381 estavam infectados, mas 11 dias depois o governo reconhecia apenas 41.

    Os cientistas chineses ainda querem encontrar o "paciente zero", o primeiro humano a contrair o vírus nomeado de Sars-Cov-2. Segundo o SCMP, dos nove primeiros casos reportados em novembro, nenhum foi confirmado como o "paciente zero". Eles tinham entre 39 e 79 anos, mas não se sabe se eram moradores de Wuhan, capital de Hubei onde o surto começou. O jornal chinês também admitiu a possibilidade de que houve casos de coronavírus anteriores a 17 de novembro.

    1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 1 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • M

      Marcus Pinheiro Machado

      ± 0 minutos

      quase preso por espalhar "boatos falsos"Deu no que deu

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso