Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Impasse

Primeiro-ministro diz que Turquia não quer guerra com a Síria

Recep Tayyip Erdogan completou, no entanto, estar determinado a proteger suas fronteiras e seu povo

Moradores transportam o caixão de um dos cinco turcos mortos nos ataques | AFP
Moradores transportam o caixão de um dos cinco turcos mortos nos ataques (Foto: AFP)

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta quinta-feira (4) que seu país não quer entrar numa guerra contra a Síria, mas está determinado a proteger suas fronteiras e seu povo. Erdogan falou em coletiva de imprensa na fronteira com a Síria, algumas horas após o Parlamento da Turquia aprovar uma lei que autoriza operações militares contra a Síria.

A polícia turca reprimiu centenas de manifestantes que protestavam em frente ao Parlamento em Ancara contra uma possível guerra com a Síria.

Erdogan teve nesta quinta em Ancara uma reunião com o vice-presidente do Irã, Mohammed Reza, o qual pediu ao líder turco que mostre "moderação" frente aos acontecimentos na Síria. O Irã é aliado do presidente sírio Bashar Assad. Erdogan deu a coletiva de imprensa na cidade de Akcakale, acompanhado por Mohammed Reza.

Mais cedo nesta quinta-feira, o exército turco atingiu pelo segundo dia seguido alvos no norte da Síria. Na quarta-feira, morteiros disparados pelas tropas de Assad a partir de território sírio mataram cinco civis turcos em Akcakale, que confina com a província síria de Ar Raqqa. As informações são da Associated Press.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.