• Carregando...

EUA darão treinamento a rebeldes sírios para combater as forças do EI

Soldados e equipes de apoio norte-americanas serão enviados à Arábia Saudita, à Turquia e ao Qatar para treinar militarmente a oposição moderada síria, informou o porta-voz do Departamento de Defesa, o contra-almirante John Kirby.

O plano dos Estados Unidos é capacitar 5.000 rebeldes sírios para manter sua campanha contra o Estado Islâmico (EI) e treinar as Forças Armadas iraquianas para pressionar extremistas que ocupam zonas na Síria e no Iraque, em duas frentes.

Os treinamentos devem começar daqui quatro ou seis semanas. Cerca de 400 soldados devem ser enviados ao Oriente Médio para oferecer os treinamentos. Outros 600 militares atuarão no apoio logístico e de comunicações.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, advertiu neste sábado (17) que o mundo iria sofrer uma "perda imensurável" se o terrorismo se espalhar no Oriente Médio e prometeu cerca de 200 milhões de dólares em assistência não militar para os países que lutam contra o Estado Islâmico. A ameaça da militância islâmica entrou em foco fora do Oriente Médio depois que homens armados mataram 17 pessoas em três dias de violência em Paris que começaram em 7 de janeiro com um ataque aos escritórios de um jornal que havia publicado imagens satíricas do profeta Maomé.

O Estado Islâmico, que controla grande parte do país produtor de petróleo Iraque e da vizinha Síria, declarou um califado e quer redesenhar o mapa de uma região vital para as necessidades energéticas do Japão. "Não é nem necessário dizer que a estabilidade do Oriente Médio é a base para a paz e prosperidade para o mundo, e, claro, para o Japão", disse Abe, no Cairo, na primeira parte de uma turnê regional. "Se deixarmos o terrorismo ou armas de destruição em massa se espalharem na região, a perda transmitida à comunidade internacional seria imensurável."

Destacando sua preocupação, Abe disse em uma reunião do Comitê de Negócios do Japão e Egito que Tóquio apoiará financeiramente e de forma não militar os países que lutam contra o grupo, também conhecido como Estado Islâmico do Iraque e o Levante (ISIL, na sigla em inglês). "Vou prometer assistência de um total de cerca de 200 milhões de dólares norte-americanos para os países em conflito com o ISIL para ajudá-los a construir suas capacidades humanas, infraestrutura e assim em diante", disse Abe.

A estabilidade permaneceu ilusória no Oriente Médio desde que os levantes da Primavera Árabe derrubaram autocratas veteranos e aumentaram as esperanças de democracia e prosperidade econômica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]