Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arranha-céu

Primeiro prédio do novo World Trade Center pós 11/9 é inaugurado em NY

Four World Trade Center é a primeira torre de escritórios que abre o complexo do World Trade Center (WTC) depois dos ataques terroristas

Vista de Manhattan capturada do 68º andar do 4 World Trade Center | REUTERS/Shannon Stapleton
Vista de Manhattan capturada do 68º andar do 4 World Trade Center (Foto: REUTERS/Shannon Stapleton)

O processo de recuperação de Nova York após os atentados de 11 de setembro deu nesta quarta-feira um novo passo com a inauguração do arranha-céu Four World Trade Center, a primeira torre de escritórios que abre o complexo do World Trade Center (WTC) depois dos ataques terroristas.

"Ao abrir as portas do arranha-céu, o lugar volta a ser parte do crescimento contínuo de Nova York e se conecta de novo com a cidade que o rodeia", afirmou o prefeito Michael Bloomberg na cerimônia de inauguração do edifício, que tem 298 metros de altura.

O presidente da World Trade Center Properties, Janno Lieber, destacou que os nova-iorquinos finalmente sentem que estão "recuperando" Nova York e que o WTC volta a ser parte da cidade.

O Four World Trade Center, de 72 andares, fica na esquina sudeste do Memorial do 11/9, o que tornou a lembrança dos atentados de 12 anos atrás ainda mais presente.

A construção do edifício durou seis anos, e foi projetado pelo arquiteto Fumihiko Maki, ganhador do prêmio Pritzker de arquitetura em 1993.

O arranha-céu já tem dois inquilinos que ocupam parte de seu espaço de escritórios: a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey (dona do terreno em que fica o World Trade Center) e a cidade de Nova York.

Agora, o novo desafio é encontrar locatários para o resto do espaço de escritórios.

A inauguração de hoje inicia uma nova etapa, de abertura dos prédios que substituem os destruídos durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 exatamente ali.

O edifício que ficava neste ponto, de somente 36 metros de altura, ficou tão danificado pela queda das Torres Gêmeas que precisou ser demolido.

A torre inaugurada hoje, que foi o arranha-céu que demorou menos a ser construído na região, é a mais simples das quatro previstas, com um design minimalista de linhas muito retas e recoberto de vidro.

O maior edifício da zona, Freedom Tower, que fica na base das Torres Gêmeas, será inaugurado no início do ano que vem.

O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) anunciou na terça-feira que a Freedom Tower é o edifício mais alto dos Estados Unidos, graças a seus 541 metros que equivalem a simbólicos 1.776 pés, ano da Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Ele está sendo construído pela autoridade portuária de Nova York e Nova Jersey e já tem cerca de 55% de seu espaço alugado. Outros dois edifícios do complexo, os números 2 e 3 do World Trade Center, estão com a construção se paralisada até que se encontrem mais inquilinos.

Há três semanas se abriu um corredor que conecta a estação do PATH (ferrovia em direção a Nova Jersey) com o terminal de embarcações para melhorar as conexões à área financeira da cidade.

Esse corredor, obra do espanhol Santiago Calatrava, é a primeira parte do novo terminal de transportes que está sendo construído, com conclusão prevista para 2015 a um custo estimado de US$ 4 bilhões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.