• Carregando...
Manifestantes exibem cartazes com fotos de Suu Kyi durante protesto pela libertação da líder opositora, em Yangum, capital de Mianmar | AFP
Manifestantes exibem cartazes com fotos de Suu Kyi durante protesto pela libertação da líder opositora, em Yangum, capital de Mianmar| Foto: AFP

Raio x

Myanmar tornou-se independente do Reino Unido em 1948.

População: 53 milhões de habitantes

Religião: 89% budista

PIB: US$ 57,5 bilhões

PIB per capita: US$ 1.100

Pobreza (2007): 32,7%

IDH: 0,451(132º; Brasil é 73º, com 0,699)

Fonte: CIA World FactBook

Sem liberdade

Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, líder pró-democracia em Mianmar, ficou 16 anos no cárcere.

1989 – Aung San Suu Kyi é presa para não participar das eleições gerais realizadas um ano depois.

1990 – Partido Liga Nacional pela Democracia (LND), de Suu Kyi, vence pleito, mas é impedido de assumir.

1991 – Suu Kyi, ainda presa, recebe o Prêmio Nobel da Paz; ativista seria solta quatro anos depois.

2000 – Suu Kyi é presa novamente, sendo libertada após dois anos em meio a pressões da ONU.

2003 – A ativista é colocada mais uma vez sob prisão domiciliar.

2007 – Maior protesto opositor desde 1988, liderado por monges budistas e com até 300 mil pessoas, é duramente reprimido.

2008 – Suu Kyi é condenada a mais 18 meses de detenção após americano invadir sua casa, onde cumpre prisão domiciliar.

2010 – Primeiras eleições gerais em 20 anos dão vitória esmagadora ao partido governista; críticas apontam fraude.

Fonte: Folhapress.

Yangum - Expira hoje oficialmente a prisão domiciliar da vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 1991, Aung San Suu Kyi. Principal oposicionista e líder pró-democracia de Mianmar, ela passou 16 dos últimos 21 anos presa.

Fortes rumores de que a ativista poderia ser solta ontem levaram centenas de partidários até a casa dela, em Yangum, maior cidade do país localizado no Su­­deste Asiático. Cerca de outros 400 simpatizantes se reuniram em frente à sede do partido dela, muitos com cartazes com a foto de Suu Kyi. A polícia acompanhou a mobilização de perto, mas não houve confrontos.

A maioria dos ativistas vestia camisetas com o lema: "We stand with Aung San Suu Kyi" (Nós estamos com Aung San Suu Kyi, em tradução livre), pois a lei birmanesa proíbe a exibição da sigla da LND após o partido ter sido dissolvido, há alguns meses.

Segundo um aliado da ativista, a autorização para sua soltura já havia sido assinada pelo general Than Shwe, chefe desde 92 do regime militar que governa Mian­­mar.

E, de acordo com o jornal britânico Guardian, a líder poderia ter deixado a prisão domiciliar ontem, mas preferiu aguardar a expiração da sua pena e negociar as condições da aguardada soltura.

Relatos dão conta de que Suu Kyi não aceitou ser libertada sob a condição de não viajar a algumas regiões de Mianmar nem sob veto de contatos com partidários.

A expiração da sua sentença tampouco é uma garantia de que ela seria solta, já que o regime de Mianmar tem recorrido a uma série de pretextos para manter a líder oposicionista detida.

Da última vez, em 2008, Suu Kyi foi condenada a 18 meses a mais de prisão domiciliar por "abrigar’’ um ativista americano que chegou até a sua casa nadando pelo lago em que ela está localizada.

Para o analista de Mianmar da ONG Human Rights Watch, Da­­vid Mathieson, a indefinição é "a natureza de Than Shwe e seu regime’’.

"O governo não sabe [se ela será libertada], o seu partido não sabe e os especialistas não sabem. Ninguém sabe nada a mais do que o outro. Sabemos que a prisão domiciliar acaba no sábado. O resto é especulação.’’

Eleições

Os boatos da libertação surgiram apenas dias após as primeiras eleições gerais no país em 20 anos, realizadas no último do­­mingo.

Segundo o regime, o pleito deu esmagadora vitória ao partido governista, mas críticos apontaram fraude generalizada.

A eleição foi boicotada pelo partido da ativista, o que levou o regime a dissolvê-lo.

A possível soltura de Suu Kyi é vista como uma tentativa do go­­verno mianmarense de conquistar alguma legitimidade internacional sem no entanto correr o risco de enfrentar uma onda de protestos liderados por ela – uma vez que o pleito já terminou.

Suu Kyi foi presa pela primeira vez em 1989, um ano antes da realização das eleições gerais que seriam vencidas por seu partido. Em 1991 recebeu o No­­bel da Paz. Solta em 1995, foi presa no­­vamente em 2000 e depois em 2003.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]