• Carregando...
O procurador especial Robert Hur, durante depoimento nesta terça-feira (12) na Câmara dos Estados Unidos
O procurador especial Robert Hur, durante depoimento nesta terça-feira (12) na Câmara dos Estados Unidos| Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

O procurador especial Robert Hur, que apresentou em fevereiro um relatório que questionou a memória do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está prestando depoimento nesta terça-feira (12) na Câmara dos Representantes.

Segundo informações da CNN, durante a audiência, que faz parte de uma investigação do Legislativo sobre o manuseio incorreto de documentos confidenciais por Biden, Hur reafirmou o teor do seu relatório, que indicou que o presidente tem uma “memória significativamente limitada”.

“Minha avaliação no relatório sobre a relevância da memória do presidente foi necessária, precisa e justa”, declarou Hur.

“Mais importante ainda, o que escrevi é o que acredito que as evidências mostram e o que espero que os jurados percebam e acreditem. Eu não atenuei minha explicação. Nem menosprezei o presidente injustamente. Expliquei ao procurador-geral minha decisão e os motivos dela. É o que eu fui designado para fazer.”

No relatório, Hur concluiu que Biden reteve intencionalmente documentos confidenciais de seu período como vice-presidente, mas decidiu não apresentar acusações contra ele.

O que mais chamou a atenção no relatório, no entanto, foi a afirmação de Hur de que Biden demonstrou uma “memória significativamente limitada” durante o interrogatório em 2023.

O procurador especial revelou que Biden não se lembrava das datas em que serviu como vice-presidente e que tinha dificuldade em lembrar a data da morte de seu filho Beau, em 2015.

Devido ao relatório, congressistas republicanos pediram a membros do governo Biden para que invoquem uma emenda à Constituição para destituí-lo do cargo. A Carta Magna permite que integrantes do Executivo federal destituam um presidente se ele se mostrar incapaz de exercer seus poderes e deveres.

Aos 81 anos de idade, Biden é o presidente mais velho a ocupar a Casa Branca e tem demonstrado lapsos de memória frequentes em entrevistas coletivas e eventos.

Apesar de ter reafirmado o teor do seu relatório, Hur negou quando perguntado pelo deputado republicano Scott Fitzgerald se o informe concluía que Biden está senil. “Essa conclusão não aparece no meu relatório”, respondeu o procurador.

Um deputado democrata, Hank Johnson, acusou Hur de fazer política com o seu relatório – ele perguntou se o procurador é republicano e este respondeu afirmativamente.

“E você está fazendo tudo o que pode para que o [ex-]presidente [Donald] Trump seja eleito novamente, para que você possa ser nomeado juiz federal ou talvez para outro cargo no Departamento de Justiça, não é isso?”, provocou Johnson.

“Deputado, não tenho essas aspirações, posso garantir. E posso dizer que a política partidária não teve peso algum no meu trabalho”, respondeu Hur. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]