
Palestinos da Faixa de Gaza, proibidos por Israel de fazer a curta viagem até Jerusalém para visitar o Domo da Rocha, o terceiro local mais sagrado do islamismo, estão fazendo fila para tirar fotos com uma réplica da mesquita.
O modelo, feito de madeira, foi construído por ativistas do Hamas para marcar o 23º aniversário de fundação do grupo islâmico, que controla Gaza desde 2007.
A réplica foi levada para a principal praça de Gaza, onde várias pessoas -- muitas das quais que nunca visitaram a mesquita original -- posaram para fotos.
A mesquita do Domo da Rocha, de cúpula dourada, é um dos marcos de Jerusalém e foi construída em um local que também é considerado sagrado por judeus.
A universitária Rima al-Wadeya, de 20 anos, disse que nunca visitou Jerusalém, que fica a menos de duas horas de carro de Gaza. Outros disseram ter visitado a cidade há décadas, antes do início da violência, no fim da década de 1980.
"Chegar a Jerusalém é como um sonho impossível... então estamos tirando fotos, tentando brincar com nós mesmos", disse Wadeya, após ser fotografada.
Israel mantém um bloqueio à Faixa de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de palestinos, e afirma que o grupo islâmico Hamas permite que militantes ataquem o Estado judeu de dentro do território palestino.
O Hamas, que defende a destruição de Israel, assumiu o controle do território em 2007.



