Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
naufrágio

Proteção a imigrantes deve ser intensificada

Os governos europeus devem apoiar ações para proteger imigrantes no mar Mediterrâneo depois de um dos piores desastres com barcos de imigrantes ocorrido no final de semana, afirmou a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini.

Cerca de 700 pessoas podem ter morrido após um barco de pesca cheio de imigrantes virar na costa da Líbia durante a madrugada.

“Já dissemos muitas vezes ‘nunca mais’. Agora é hora da União Europeia abordar essas tragédias sem mais atrasos”, disse a italiana Mogherini, em comunicado.

Muitos governos da UE relutam em financiar operações de resgate no Mediterrâneo por medo de encorajar mais pessoas a fazer a travessia em busca de vidas melhores na Europa.

Em uma crítica indireta a países do norte da União Europeia, que até agora deixaram as operações de resgate a cargo de Estados do sul do grupo, como a Itália, Mogherini disse: “Precisamos salvar vidas humanas juntos, como também precisamos proteger nossas fronteiras e combater o tráfico de seres humanos”.

Ministros de Relações Exteriores da UE irão discutir a questão em uma reunião em Luxemburgo, disse Mogherini.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, pediu um esforço internacional conjunto para impedir que traficantes de pessoas continuem agindo.“Estamos pedindo para que não nos deixem sozinhos”, afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.