Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
itália

Protesto em Roma durante visita de Hollande termina em confronto

Os incidentes ocorreram em torno da praça Campo de’ Fiori, no centro da capital, onde havia um protesto contra a nova ferrovia de alta velocidade que está sendo construída para ligar a França à Itália

Manifestantes atiraram bombas de fumaça e entraram em choque com a polícia nesta quarta-feira (20) no centro de Roma, enquanto o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, recebia o presidente da França, François Hollande.

Os incidentes ocorreram em torno da praça Campo de’ Fiori, no centro da capital, onde havia um protesto contra a nova ferrovia de alta velocidade que está sendo construída para ligar a França à Itália.

Policiais com cassetetes avançaram contra um grupo de manifestantes que gritava palavras de ordem, empurrando-os para um beco que sai da praça. Os manifestantes atiraram garrafas e sinalizadores na polícia.

O governo italiano diz que a nova ferrovia, que reduzirá a quatro horas a viagem de Paris a Milão, cerca de metade do tempo atual, será vital para fortalecer as comunicações físicas entre a Itália e a resto da Europa.

Mas oponentes do plano se preocupam com seu impacto ambiental e questionam se a Itália deveria gastar bilhões de euros em um projeto tão grandioso, em vez de usar a verba para ajudar famílias atingidas por uma recessão que já dura mais de dois anos.

Os manifestantes também atacaram diretórios do Partido Democrático, de Letta, com rojões, e gritaram ""fora, fora"" depois que a ministra da Justiça, Anna Maria Cancellieri, sobreviveu horas antes a um voto de desconfiança no Parlamento.

Cancellieri enfrenta pressão para renunciar nas últimas semanas, devido a acusações de que teria usado sua influência para tirar da prisão a filha de um magnata dos seguros caído em desgraça. Ela se defendeu dessas acusações na quarta-feira no Parlamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.