• Carregando...
Protesto dos “coletes amarelos”, na França | FRANCOIS LO PRESTI/AFP
Protesto dos “coletes amarelos”, na França| Foto: FRANCOIS LO PRESTI/AFP

O domingo (18) começou com novas manifestações na França após um sábado tenso por todo o país. De acordo com números das autoridades locais, foram quase 290 mil manifestantes concentrados em cerca de dois mil pontos espalhados por diversas regiões francesas. Nos bloqueios em ruas e rodovias, promovidos pelos chamados “coletes amarelos”, houve confusão entre manifestantes e motoristas, com mais de 400 pessoas feridas, sendo 14 delas gravemente.

>> 7 fatos sobre o submarino argentino encontrado após um ano – e 2 dúvidas que persistem

Convocados pelas redes sociais e sem apoio de partidos ou sindicatos, os protestos cobram a revisão de políticas econômicas liberais do presidente Emanuel Macron, com aumento de impostos, em especial sobre os combustíveis.

CHARLY TRIBALLEAU/AFP

Uma pessoa morreu, em Pont-de-Beauvoisin, na região de Savoie. Assim como no caso da vítima fatal, as centenas de pessoas feridas são principalmente manifestantes que foram atropelados por motoristas que tentaram furar as barreiras. Estima-se que 106 ficaram feridas em manifestações que ocorreram neste sábado (17).

O protesto geral teve ainda mais de 100 pessoas detidas por agressão de acordo com informações repassadas à imprensa local pelo Ministro do Interior, Christophe Castaner. Em Paris, durante a noite, a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes que se concentravam perto do palácio presidencial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]