Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Na contramão

Putin afirma que Rússia não quer entrar na União Européia

Moscou – O presidente russo, Vladimir Putin, afirma em artigo publicado ontem pela imprensa européia que a Rússia não tem intenção nem de ingressar nem de forjar algum tipo de associação com a União Européia (UE). "Por razões óbvias, em um futuro próximo, não temos intenção de entrar ou de forjar algum tipo de associação com a União Européia", assinala Putin no artigo "Meio século de integração européia e Rússia".

Putin apontou que Moscou deseja "construir suas relações com a UE sobre a base de acordos e princípios de associação estratégica". Em relação ao bloqueio imposto pela Polônia para o início das negociações para um novo acordo de cooperação com a Rússia, Putin disse que "qualquer pausa no diálogo sempre é construtiva". "A escolha que temos pela frente determinará o destino da Europa durante muitas décadas".

Putin pediu à UE que não critique a Rússia quando esta defende seus interesses nacionais, como no caso da alta dos preços do gás para os países vizinhos, atitude que considerou um "vestígio da Guerra Fria". Além disso, o presidente russo advertiu sobre o perigo de que se formem "linhas divisórias" e "diferentes blocos" na UE - os países bálticos e Polônia formam um bloco anti-russo, segundo o Kremlin -, o que poderia danificar as relações com a Rússia.

Putin enviou no sábado uma mensagem de felicitação à chanceler alemã, Angela Merkel, pelo 50º aniversário da fundação da UE, feito que qualificou de "marca histórica para todo o continente".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.