Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rússia

Putin apresenta documentos para disputar eleições presidenciais

Segundo a legislação eleitoral russa, Putin não precisará obter assinaturas para participar da votação, visto que conta com o apoio de um partido com representação parlamentar

Primeiro-ministro da Rússia Vladimir Putin apresenta documentação para se candidatar à presidência do país, que acontecem em março de 2012 | REUTERS/Sergei Karpukhin
Primeiro-ministro da Rússia Vladimir Putin apresenta documentação para se candidatar à presidência do país, que acontecem em março de 2012 (Foto: REUTERS/Sergei Karpukhin)

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, apresentou pessoalmente nesta quarta-feira os documentos necessários para registrar sua candidatura às eleições presidenciais de março de 2012.

Putin, que foi proclamado no final de novembro candidato à presidência no congresso nacional do seu partido, o Rússia Unida (RU), compareceu à sede da Comissão Eleitoral Central (CEC) no centro de Moscou para entregar a documentação.

Segundo a legislação eleitoral russa, Putin não precisará obter assinaturas para participar da votação, visto que conta com o apoio de um partido com representação parlamentar.

A CEC tem dez dias para estudar a solicitação de Putin, que já esteve à frente do Kremlin entre 2000 e 2008, quando deixou o cargo, já que a Constituição russa proíbe mais de dois mandatos consecutivos.

Porém, de acordo com a reforma introduzida em 2008 por seu sucessor, o presidente Dmitri Medvedev, a partir das próximas eleições os mandatos presidenciais serão de seis anos e Putin pode se manter no poder até 2024.

Os líderes dos principais partidos opositores russos já anunciaram que enfrentarão o líder do RU nas eleições de março aproveitando o forte retrocesso sofrido pela legenda nas parlamentares do domingo.

O líder do Partido Comunista da Rússia (PCR), Gennady Ziuganov, que apresentou sua candidatura à presidência em várias ocasiões, quer aproveitar o impulso do resultado obtido por seu partido, que com 19,16% dos votos quase duplicou a porcentagem registrada há quatro anos.

O ex-presidente do Senado, Sergei Mironov, dirigente do Rússia Justa (RJ), a terceira força política mais votada nas eleições parlamentares, também antecipou nesta quarta-feira sua intenção de apresentar sua candidatura à presidência do país.

Apesar de perder 77 cadeiras com relação à votação de 2007, o Rússia Unida está convencido que Putin ganhará as eleições presidenciais.

No entanto, a votação de domingo era considerada a antessala das presidenciais, motivo pelo qual alguns analistas preveem que Putin pode ter que disputar um segundo turno em março do próximo ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.