Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Invasão na Ucrânia

Putin diz “estar aberto” a trégua, mas precisa “discutir termos” com os EUA

Putin - Rússia - Brasil - Diesel - Mercado
Ditador russo, Vladimir Putin, intensificou ofensiva na Ucrânia com ataques massivos nos últimos dias (Foto: Sergei Guneyev/EFE)

Ouça este conteúdo

O ditador da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (13) que apoia a ideia de uma trégua na guerra da Ucrânia, sugerida pelos EUA, mas antes disso precisa "discutir uma série de questões” com Washington.

Segundo o líder do Kremlin, para se chegar a um cessar-fogo seria necessário que os países discutissem "as causas profundas do conflito". Putin elogiou a proposta americana, chamando-a de "ótima" e "correta", mas apresentou uma lista de exigência para concretizar a iniciativa.

“A ideia em si é a certa, e nós definitivamente a apoiamos. Mas há questões que precisamos discutir, e acho que precisamos discuti-las com nossos colegas e parceiros americanos", declarou Putin durante uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira.

Alguns pontos listados pelo ditador russo que tornariam a Rússia favorável a uma trégua seria discutir o futuro das forças militares ucranianas na região de Kursk, parte do território russo onde Kiev iniciou uma operação especial, e como ficaria o envio de armas de aliados para a Ucrânia nesse período de 30 dias.

“Como eles [ucranianos] vão usar esses 30 dias? Vão continuar a mobilização, a se armando? O que acontecerá em Kursk? Eles irão embora, devemos deixá-los ir embora após as atrocidades que cometeram?”, questionou.

Além disso, Putin afirmou que precisa ser informado sobre o monitoramento do cessar-fogo, quem estaria por trás dessa vigilância para garantir seu total cumprimento.

Durante a coletiva, o ditador voltou a defendeu que um cessar-fogo deve ter como objetivo "uma paz duradoura" e deve focar nas "causas raízes da crise”.

Essa foi a primeira vez que o líder do Kremlin abordou publicamente a oferta de cessar-fogo.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.