• Carregando...
O presidente russo, Vladimir Putin, mergulha nas águas geladas do lago Seliger durante a celebração do feriado Epiphany | ALEXEY DRUZHININ/AFP
O presidente russo, Vladimir Putin, mergulha nas águas geladas do lago Seliger durante a celebração do feriado Epiphany| Foto: ALEXEY DRUZHININ/AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, juntou-se a várias de seus compatriotas nesta sexta-feira (19) e mergulhou nas águas gélidas de um lago seguindo a tradição local que marca a Epifania, no calendário da Igreja Ortodoxa.  

Cercado de líderes religiosos religiosos, Putin, 65, mergulhou com o torso nu nas geladas águas do lago Seliguer, ao noroeste de Moscou, enquanto o termômetro marcava -5°C.  

Imagens da TV estatal mostraram o presidente caminhando pelo lago coberto de gelo vestindo pesadas botas de feltro e um casaco de pele de cabra enquanto os religiosos cantavam e acendiam incensos.  

Putin se despiu até ficar apenas de sunga e um crucifixo no pescoço. Ele fez o sinal da cruz e então mergulhou, tapando o nariz. A Epifania celebra o batismo de Jesus.  

Questionado por jornalistas se estava muito frio, Putin respondeu: "Não, está ótimo".  

Essa teria sido a primeira vez que Putin realiza o ritual em público, mas segundo seu porta-voz ele a faz de maneira privada há vários anos.  

Muitos russos fizeram o mesmo, banhando-se apesar das temperaturas de até -40°C no Extremo-Oriente do país, relataram as autoridades.  

Em 2017, mais de dois milhões de russos participaram dessa festa religiosa celebrada todo o ano na noite de 18 de janeiro.  

Na Ucrânia e em Belarus, países de maioria ortodoxa, a Epifania contou com vários participantes, noticiaram os jornais locais.  

Segundo a tradição ortodoxa, deve-se mergulhar três vezes na água, em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]