Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
rússia

Putin suaviza reforma da previdência em meio a protestos e crise de popularidade

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que vai baixar para 60 a idade mínima de aposentadoria para mulheres. Projeto de lei que está tramitando no Congresso previa 63 anos. Atualmente as russas podem se aposentar com 55

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, faz discurso televisionado sobre a reforma da previdência | ALEXEY DRUZHININ/AFP
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, faz discurso televisionado sobre a reforma da previdência (Foto: ALEXEY DRUZHININ/AFP)

Alvo de muitos protestos na Rússia, a reforma da previdência proposta pelo governo de Vladimir Putin passará por mudança que deverá suavizar seus impactos e, talvez, torná-la mais palatável à população. O presidente anunciou nesta quarta-feira (29) que a idade mínima para aposentadoria de mulheres será 60 anos e não mais 63 – atualmente as russas podem obter o benefício com 55 anos. Para os homens, entretanto, não haverá mudanças: permanece um aumento de cinco anos, passando de 60 para 65 anos a idade mínima. O projeto está em tramitação no congresso.

Opositores à reforma da previdência argumentam que muitos não viveriam tempo suficiente para receber o benefício. Na Rússia, a expectativa de vida dos homens é de 66 anos e das mulheres, 77, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia também: Rússia se prepara para os maiores exercícios militares desde a Guerra Fria

“A idade de aposentadoria para as mulheres não deve aumentar mais do que para os homens. É por isso que acredito que é necessário reduzir o aumento da idade de aposentadoria para mulheres proposto pela lei de 8 para 5 anos”, disse Putin, que defende o projeto de lei alegando que a reforma permitirá estabilidade do sistema previdenciário no futuro.

“As mudanças propostas no sistema previdenciário permitirão não só manter o nível de renda dos aposentados, mas, o mais importante, garantir seu crescimento estável. De um modo geral, nos próximos seis anos, poderemos aumentar anualmente a aposentadoria para pensionistas em 1.000 rublos (US $ 14,7)”, declarou o presidente em um discurso televisionado. Atualmente a idade mínima para aposentadoria na Rússia é a menor na Europa.

Leia também: Vetado na Rússia, Telegram aceita abrir dados de suspeito de terrorismo

A mudança na proposição vem em um momento crítico para o governo. Putin viu seus índices de aprovação caírem para os piores níveis desde a explosão do sentimento patriótico em torno da anexação da Crimeia, em 2014.  A confiança em Putin caiu abaixo de 38% nas duas primeiras semanas de julho, o nível mais baixo desde dezembro de 2011, segundo a estatal VTsIOM. Outra pesquisa constatou que 80% se opõem à reforma da previdência, com 43% dos entrevistados dizendo que se juntariam a protestos locais contra o projeto. Grupos de oposição organizaram manifestações contra o plano para 9 de setembro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.