
Quando ela nasceu, em 1974, era uma gatinha sem nome, sentada de lado, vestindo macacão azul e um grande laço vermelho, em uma bolsa de moedas para meninas japonesas. Mas, neste sábado, fãs em todo o mundo vão celebrar o 40º aniversário do ícone global do chamado "cute-cool". Estamos falando, é claro, da Hello Kitty.
Poucas personagens duram tanto tempo. Especialmente no Japão, onde milhares surgem e desaparecem num mercado extremamente competitivo. Mas a Hello Kitty tem a aparência, e bem mais.
"Personagens (japoneses) devem possuir certas qualidades, tais como: um rosto grande e arredondado, pernas curtas e corpo roliço", diz o economista Takuro Morinaga, especialista em cultura material pop. "A Kitty segue o básico, mas mesmo assim possui uma forte personalidade".
Design inovador e um marketing inteligente também ajudaram a expandir seu fã clube em todo o mundo, afirma Christine Yano, antropóloga e autora do livro "Pink Globalization: Hello Kitty's Trek Across the Pacific" ("Globalização Pink: A jornada da Hello Kitty pelo Pacífico", em tradução livre).
Identidade secreta
A Sanrio Co., a empresa da Hello Kitty - especializada em design e fabricação de uma ampla variedade de produtos no segmento "cute", a criou como personagem há 40 anos. De acordo com a empresa, seu nome real é Kitty White, nascida em 1 de novembro (sem definição do ano), nos subúrbios de Londres. A data de seu aniversário foi escolhida baseado na data de nascimento de seu designer original, Yuko Shimizu.
A Sanrio se esforça para manter a Hello Kitty à frente da curva, aproveitando tendências sociais e de moda e colaborando com outras personagens populares e marcas da moda. Sua aparência básica não mudou muito, mas todo o resto não para de se transformar. Yano diz que a filosofia de não descansar nunca é parte do sucesso da personagem.
"Isso torna as coisas bem arejadas, bem novas", diz ela. "Ela é sempre a mesma, e ao mesmo tempo está sempre diferente".



