Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Venezuela

Quase 22 mil devem perder empregos na Venezuela

Sindicatos da Venezuela estimaram hoje que quase 22 mil funcionários do setor petrolífero devem perder seus empregos, após o presidente Hugo Chávez ordenar a expropriação de bens de 60 empresas nacionais e estrangeiras do setor. "Essa lei não nos beneficia", afirmou o líder do Sindicato de Trabalhadores do Petróleo, Bernardino Chirinos, em entrevista ao jornal El Nacional.

O sindicato fica no Estado de Zulia, no oeste do país, palco das nacionalizações realizadas pelo governo na sexta-feira. "Há 35 mil empregados na costa leste (de Zulia) e apenas 8 mil serão absorvidos (pelo governo). Há 22 mil trabalhadores sem garantias", denunciou o sindicalista.

A Venezuela, o principal exportador de petróleo das Américas, começou ontem a expropriar algumas instalações de empresas que prestam serviços no setor de petróleo. Um dia antes, a Assembleia Nacional aprovou uma lei ampliando o controle estatal sobre atividades relacionadas à indústria petrolífera.

Pouco após a aprovação da lei, o governo anunciou que tomaria o controle dos ativos de 60 prestadoras de serviço que atuam no Lago Maracaibo, em Zulia. Segundo o governo, esses ativos, e também os funcionários das empresas, passarão ao controle da estatal Petróleos de Venezuela (PdVSA). Foi confirmado que aproximadamente 8 mil trabalhadores passarão a ser empregados da PdVSA. "Nós estamos libertando a terra, construindo o socialismo com os trabalhadores", discursou Chávez.

Parlamentares da oposição criticaram a PdVSA por não conseguir saldar suas dívidas com essas prestadores da serviço. Em setembro, a PdVSA devia US$ 7,858 bilhões a seus fornecedores. A empresa foi também afetada pela queda nos preços internacionais do petróleo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.