
Ouça este conteúdo
A primeira fumaça preta apareceu nesta quarta-feira (7) na chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que a primeira votação do Colégio dos Cardeais não resultou na escolha de um novo papa.
Segundo a imprensa italiana, mais de 40 mil pessoas, entre fiéis e curiosos, estavam na Praça de São Pedro para acompanhar o anúncio. Os 133 cardeais eleitores continuam isolados no Vaticano.
O Vaticano divulgou uma previsão de horários para cada período, que pode sofrer alterações, de acordo com a duração dos ritos e das votações.
A Gazeta do Povo está em Roma acompanhando o processo de perto. Você pode ter acesso ao Diário do Conclave em seu e-mail clicando neste link.
O processo de escolha deve continuar nesta quinta-feira (8), com novas votações programadas ao longo do dia. Veja os horários previstos:
Veja o cronograma dos próximos dias
Quinta-feira (8)
10h30 (5h30 de Brasília): ocorre a primeira votação do segundo dia. Neste momento, só haverá fumaça se o papa estiver eleito;
12h (7h de Brasília): previsão da segunda votação. Se ainda não for decidido o próximo pontífice, será lançada uma fumaça preta da chaminé;
17h30 (12h30 de Brasília): fim da terceira votação do dia. Será lançada fumaça apenas se o papa estiver eleito;
19h (14h de Brasília): ocorre a última votação e fumaça do dia. Se não houver definição no segundo dia, inicia-se o processo no dia seguinte, com até quatro votações.
VEJA TAMBÉM:




