Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reino Unido

Rainha anuncia plano para eleição à Câmara dos Lordes

Elizabeth II e seu marido, Príncipe Philip, na Câmara dos Lordes | Oli Scarff/Reuters
Elizabeth II e seu marido, Príncipe Philip, na Câmara dos Lordes (Foto: Oli Scarff/Reuters)

A rainha Elizabeth II anunciou ontem que o governo britânico planeja finalmente reformular a Câmara dos Lordes, a Câmara alta do Par­­lamento, e implementar eleições diretas para seus membros — apesar de a medida ameaçar a coalizão que mantém os conservadores no poder.

A medida era desejada por líderes britânicos há várias décadas, mas encontra forte resistência, não só entre os ocupantes das cadeiras como entre muitos deputados conservadores. A câmara, existente há 700 anos, não elabora leis, mas pode alterar a legislação. Numa comparação a grosso modo, são uma espécie de senadores biônicos, políticos que o governo da ditadura brasileira indicava para o cargo décadas atrás.

Segundo a rainha, o novo programa legislativo anunciado reduz o tamanho da Câmara alta — hoje, são 782 membros. Além disso, 80% dos integrantes serão eleitos por um sistema proporcional e não como agora, em que os assentos são designados pela rainha após a recomendação do primeiro-ministro ou por herança aristocrática. Especialistas preveem que o anúncio feito ontem deflagre uma batalha entre os que apoiam e os que rejeitam a reforma, que pode levar a semanas de discussão no Parlamento.

O primeiro-ministro Da­­vid Cameron, conservador, e seu vice, o liberal democrata Nick Clegg, insistiram que o principal foco do governo será a redução do déficit e a promoção do crescimento econômico. Apesar de ressaltar que a reforma dos Lordes não é prioridade, os dois insistiram que é correto tocar as controversas reformas, que estiveram presentes nos manifestos dos três maiores partidos nacionais nas eleições gerais de 2010.

"Acreditamos que o poder deve ser passado dos políticos de Westminster de volta ao povo do Reino Unido, e é por isso que nós vamos manter a promessa dos manifestos de nossos partidos e reformar a Câmara dos Lordes: porque aqueles que fazem as leis para o povo devem responder ao povo", disseram em um comunicado conjunto.

Economia

Após o Reino Unido voltar à recessão no mês passado, a rainha Elizabeth II garantiu que Cameron vai priorizar os esforços para melhorar a economia.

"A prioridade dos meus ministros será reduzir o déficit e restaurar a estabilidade da economia", afirmou a monarca, durante o discurso na Câmara dos Lordes, cercada pelos lordes usando os tradicionais trajes vermelhos numa cerimônia cercada de pompa.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.