
Os cubanos poderão construir suas próprias casas com fundos privados, disse o presidente Raul Castro, na mais recente das reformas para se afastar da linha dura comunista das últimas cinco décadas no país. A construção de residências em Cuba é incumbência sobretudo do governo, mas a demanda supera a oferta a escassez de residências tem frustrado muitos dos 11 milhões habitantes da ilha.
Raul Castro, 77 anos, que assumiu o poder de seu irmão mais velho Fidel Casto em fevereiro, disse que a mudança permitirá a rápida construção de centenas de milhares de casas. Os cubanos receberão orientação clara sobre as dimensões de uma nova moradia, explicou Castro num programa de televisão local. Será dito "ok, você pode construir. Você recebeu este espaço de construção, este espaço de calçada. Agora construa sua pequena casa com o que você puder", disse Raul, ex-ministro da Defesa.
Ele falou durante visita ao bairro recentemente construído La Risuena, um assentamento de casas construídas com ajuda do dinheiro do petróleo da Venezuela, que diminuiu mas não eliminou o déficit habitacional. O anúncio é feito apenas dias depois da comemoração do 50º aniversário da vitória da revolução de 1959. O ex-líder Fidel Castro não foi visto nas celebrações.
Havana conseguiu construir apenas metade de sua meta anual de 100 mil novas casas por ano e a situação piorou no ano passado depois que Cuba foi atingida por três furacões que devastaram meio milhão de residências.



