Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Líder cubano

Raúl Castro chega na China em busca de apoio para reforma econômica da ilha

Durante sua viagem, Castro deverá assinar acordos em setores como agricultura, energia e turismo

Presidente cubano Raúl Castro desembarcou nesta quarta-feira na China | AFP PHOTO / Ed Jones
Presidente cubano Raúl Castro desembarcou nesta quarta-feira na China (Foto: AFP PHOTO / Ed Jones)

O presidente de Cuba, Raúl Castro, iniciou nesta quarta-feira uma visita oficial à China, onde se reunirá com os atuais e futuros líderes do país asiático em busca de apoio para o processo de reforma econômica da ilha.

Castro, acompanhado do vice-presidente do Conselho de Ministros Ricardo Cabrisas - que já viajou para Pequim em dezembro de 2011 - e do ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, iniciará na quinta-feira sua agenda de reuniões com encontros com o presidente da China, Hu Jintao, e com o presidente do Parlamento, Wu Bangguo.

Na sexta-feira, o dirigente cubano se reunirá com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, com o vice-presidente Xi Jinping (que deverá ocupar a presidência a partir de 2013) e com o vice-primeiro-ministro Li Keqiang, principal candidato a suceder Wen no ano que vem.

Durante sua viagem, Castro deverá assinar acordos em setores como agricultura, energia e turismo. Raúl Castro já visitou a China em duas ocasiões, em 1997 e 2005, para estudar o processo local de reforma e abertura econômica.

Após a China, Castro irá para o Vietnã, outro país comunista que alcançou altos índices de crescimento após abandonar a economia planificada.

A viagem de Castro ocorre num momento de profundas mudanças para Cuba, cujo regime aprovou em 2011 o plano de reforma econômica, que implica, entre outras coisas, uma tímida abertura à iniciativa privada e uma redução da máquina estatal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.