Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espaço

Ravinas de Marte foram criadas por água corrente, afirma novo estudo

Estruturas similares às da Antártida teriam sido geradas por derretimento de geleira. Clima de Marte teria sido mais ameno, a ponto de permitir o líquido na superfície

Uma ravina marciana (à esq.) e a estrutura correspondente na Antártida: gêmeas planetárias? | Reprodução PNAS
Uma ravina marciana (à esq.) e a estrutura correspondente na Antártida: gêmeas planetárias? (Foto: Reprodução PNAS)

Para uma equipe de pesquisadores americanos, as imagens acima são a prova de que, há alguns milhões de anos (um passado não muito distante em termos geológicos), a água corria pela superfície de Marte.

Em artigo na edição desta semana da revista científica "PNAS", James Head e seus colegas da Universidade Brown examinaram imagens de uma subdivisão da cratera Newton, perto do pólo Sul marciano. De acordo com eles, as ravinas na rocha são quase idênticas a estruturas na Antártida, causadas pelo derretimento de geleiras e pelo escoamento de água sobre a pedra. A idéia é que a atmosfera de Marte no passado recente teria permitido a existência ao menos temporária de água no estado líquido.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.