• Carregando...
Comboio de veículos do exército peshmerga escoltado por curdos a caminho da fronteira da Síria com a Turquia | Reuters
Comboio de veículos do exército peshmerga escoltado por curdos a caminho da fronteira da Síria com a Turquia| Foto: Reuters

25

Os insurgentes do Estado Islâmico libertaram ontem 25 crianças curdas, as últimas a serem soltas num grupo de mais de 150 sequestradas em maio, afirmaram uma autoridade curda e um grupo de direitos humanos. Os extremistas sequestraram as crianças com idades entre 13 e 14 anos em Kobane.

  • Multidão de curdos saúda os soldados que viajaram até a região para encarar os extremistas do Estado Islâmico em Kobane

Um grupo de rebeldes do Exército Livre da Síria — combatentes do regime de Bashar al-Assad em Damasco — entrou ontem na Síria pela fronteira com a Turquia para ajudar os combatentes curdos na luta contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI) na cidade síria de Kobane.

Além dos rebeldes, esperava-se que forças do exército curdo (chamado de peshmerga), procedentes do Iraque, chegassem ainda ontem à cidade também para combater os extremistas.

Desde o dia 16 de setembro, Kobane é alvo de uma ofensiva do EI e está rodeada por todos os lados pelos extremistas, exceto pelo norte, onde faz limite com a Turquia.

Um primeiro contingente peshmerga estava estacionado em um local secreto da cidade de Suruc, na Turquia, perto da fronteira síria. Outro contingente, equipado com armas pesadas, entrou ontem na Turquia procedente do Iraque pelo posto de fronteira de Habur.

A fonte, que pediu anonimato, afirmou que 150 combatentes do Exército Livre da Síria atravessaram a fronteira durante a noite pelo posto de Mursitpinar.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, ONG com sede em Londres, confirmou a informação, mas citou 50 rebeldes. A agência de notícias pró-curda Firat afirmou que os combatentes atravessaram a fronteira a bordo de oito veículos.

A informação ainda não teve confirmação oficial nem uma indicação sobre a procedência dos combatentes antes de chegar à Turquia.

Imagens da agência Reu­­ters mostram um comboio do exército peshmerga com menos de uma dezena de veículos atravessando a fronteira turco-síria na cidade de Kiziltepe, na província turca de Mardin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]