• Carregando...

Rebeldes da Líbia e forças pró Muamar Kadafi entraram em confronto nesta sexta-feira em Ras Lanuf, uma cidade portuária petrolífera no leste do país, após uma dura batalha na mesma área no dia anterior. "Nós não sabemos exatamente o que está ocorrendo em Ras Lanuf, mas ouvimos que ainda há confrontos", disse Salem Abdulrahman, um combatente rebelde. "Então seguiremos para lá. Nós vamos lutar e vamos vencer."

Um repórter da France Presse viu mais de 20 caminhões seguindo para Ras Lanuf após rebeldes finalmente permitirem que jornalistas deixem Ajdabiya, restringindo inicialmente o acesso por "razões de segurança". Na quinta-feira, a informação dos dois lados em confronto era de que Ras Lanuf havia voltado ao controle das forças de Kadafi.

Um comandante rebelde disse que suas tropas conseguiram retirar o Exército de Ras Lanuf, porém um médico em contato com combatentes afirmou havia apenas focos isolados de resistência rebelde. "No momento há dez mortos e dezenas de feridos pelos confrontos de quinta-feira, e esse número deve subir significativamente. Nós acreditamos que existam mais corpos na área", disse o médico Salem Langhi, que está em Brega, uma das cidades onde há confrontos.

"Ambulâncias não receberam permissão para ir até Ras Lanuf. O Exército está bloqueando a rodovia", disse Langhi, referindo-se aos partidários de Kadafi, que retomaram a cidade ontem, expulsando rebeldes que a ocupavam havia uma semana. "Rebeldes nos disseram que há ainda alguns bolsões de resistência em Ras Lanuf, e há ainda algum confronto, mas no momento o Exército está no controle da área", afirmou Langhi.

A televisão estatal disse que partidários do governo haviam "limpado" Ras Lanuf. Jornalistas da France Presse viram as forças da oposição se retirando e os tanques do Exército avançando cinco quilômetros a leste da cidade. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]