• Carregando...

Milicianos do Taleban no Paquistão atearam fogo hoje a cerca de 20 caminhões-tanque que levavam combustível para as tropas norte-americanas e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no vizinho Afeganistão. Duas pessoas morreram no ataque, segundo o policial Umer Hayat. Um porta-voz do Taleban no Paquistão reivindicou o atentado.

O ataque ocorreu em uma rota que as autoridades paquistanesas chegaram a fechar, após um ataque de helicóptero da Otan ter matado na semana passada três soldados locais na região da fronteira. O fechamento, que ampliou as tensões entre Washington e Islamabad, foi bem visto por grupos islâmicos opostos ao apoio do governo paquistanês à guerra liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão.

Os caminhões seguiriam para a passagem fronteiriça de Torkham com destino a Khyber, área utilizada para o envio de combustível veículos militares, roupa e outras provisões para as tropas no Afeganistão. A outra rota principal entre o Paquistão e o Afeganistão, através do povoado de Chaman, no sudoeste, permanece aberta.

A Otan e os EUA têm outras rotas de abastecimento que ingressam no Afeganistão, mas as rotas pelo Paquistão são as mais baratas e convenientes. A maior parte desses suprimentos chega pelo porto de Karachi, cidade portuária no sul paquistanês.

Este foi o terceiro ataque similar no Paquistão em três dias. Na sexta-feira, houve dois ataques no Paquistão contra caminhões de combustível que seguiriam para o Afeganistão, um dos quais foi reivindicado pelo Taleban paquistanês. Na semana passada, o Taleban havia ameaçado realizar mais ataques contra as linhas de abastecimento das tropas estrangeiras no Afeganistão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]