Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
comunicações

Rede venezuelana Globovisión paga multa para evitar embargo de bens milionário

Multa foi aplicada pela Conatel (entidade estatal que regula as telecomunicações) em virtude da cobertura de uma crise carcerária em 2011

A rede de televisão venezuelana Globovisión, crítica do governo de Hugo Chávez, pagou nesta sexta-feira uma multa de 2,16 milhões de dólares pela cobertura de uma crise carcerária em 2011, evitando assim um embargo milionário de que seria alvo e que acabaria ocasionando a suspensão definitiva de suas transmissões.

"Pagamos essa multa injusta e desproporcional que foi aplicada contra nós pela Conatel (entidade estatal que regula as telecomunicações) em outubro", afirmou o vice-presidente executivo do canal, Carlos Zuloaga.

A Globovisión espera que a multa esteja totalmente anulada na segunda-feira (2/7). "Este pagamento da multa deve anular o embargo. Cumprimos nossa parte, espero que eles também cumpram (com a lei)", enfatizou Zuloaga. "

O consultor jurídico da Globovisión, Ricardo Antela, explicou que o montante do embargo faria com que o canal saísse do ar. "Se este embargo fosse executado, nestas condições significaria o fechamento definitivo do canal , indicou.

Dezenas de trabalhadores da rede de televisão se reuniram diante do Tribunal para protestar contra a sanção.

"Isto é um tema político, o governo prefere que falemos sempre de qualquer coisa ou do possível fechamento da Globovisión ao invés de falar do problema da insegurança", protestou o jornalista Pedro Peñalosa, um dos participantes do programa 'Alô, Cidadão', apresentado pelo canal.

O Supremo do Tribunal Supremo de Justiça ditou, na véspera, um embargo executivo ao canal no valor de 5,68 milhões de dólares.

Na quinta-feira, a Sala Político-Administrativa do TSJ ordenou o embargo sobre os bens de propriedade da Globovisión, equivalentes ao dobro da multa imposta pela Conatel contra o canal em outubro de 2011, mais os custos do processo, calculadas em um terço dessa quantia.

A decisão do TSJ atende a um pedido em março passado do Estado venezuelano para obrigar o canal a pagar a multa pela cobertura jornalística de uma crise que, em junho de 2011, deixou 30 mortos na prisão de El Rodeo.

Sanções

A Globovisión, que já sofreu várias sanções administrativas e foi ameaçada de fechamento pelo governo, abriu vários processos legais ante esta multa. A anulação da medida foi solicitada ante um tribunal que avalia a legalidade dos atos do Estado e ante o TSJ, que em março ratificou a sanção.

A Conatel, que atuou em virtude de uma polêmica lei reguladora que reforça o controle do Estado sobre os meios de comunicação audiovisuais, sancionou o canal porque este teria feito uma "apologia do delito", entre outras acusações, em sua cobertura da crise em El Rodeo.

Durante a rebelião, que durou um mês e foi o incidente mais sangrento da última década numa prisão venezuelana, a Globovisión transmitiu continuamente imagens de familiares dos presos muito alterados em busca de informação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.