Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Política

Reforma de premiê britânico mantém impopular ministro das Finanças

George Osborne, um estreito aliado de David Cameron, foi vaiado por multidões antes de conceder medalhas aos vencedores das Paralimpíadas na noite de segunda-feira (3)

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, manteve seu impopular ministro das Finanças, George Osborne, na reforma de seu gabinete nesta terça-feira (4), a qual ele acredita que irá reanimar o governo - comandado pelo partido Conservador - no meio de um mandato dominado pela recessão.

O gabinete de Cameron designou as alterações como um fator decisivo, mas ministros influentes, como o de Relações Exteriores, William Hague, continuarão nos cargos e poucas mudanças são esperadas na política do governo.

A amplitude do premiê para uma revisão radical é limitada pelas restrições colocados pela coalizão com os Liberais Democratas, inclinado à esquerda no escopo político, e o perigo de criar poderosos inimigos em seu partido Conservador em um momento delicado para a legenda.

Osborne, um estreito aliado de Cameron, foi vaiado por multidões antes de conceder medalhas aos vencedores das Paralimpíadas na noite de segunda-feira (3), numa demonstração da insatisfação com os cortes no orçamento, que repetidas vezes impediram o governo de cumprir suas metas, e com a depressão econômica generalizada.

"Ele definitivamente irá ficar", afirmou à Reuters uma fonte familiar com as discussões das mudanças à Reuters.

Pesquisas mostram que muitos britânicos acreditam que Osborne deveria ser demitido. No entanto, substituir muitos ministros experientes pode ser interpretado como a admissão do fracasso de sua política, especialmente na economia.

Espera-se que, ao invés disso, Cameron aumente a sua equipe econômica dando ao ministro da Justiça, Ken Clarke - e ex-ministro da Economia- um novo papel com responsabilidades econômicas. O liberal-democrata David Laws, outro respeitado intelectual na área de economia, também provavelmente receberia um cargo ministerial.

Em uma das alterações iniciais confirmadas, Cameron moveu o ministro de Desenvolvimento Interno, Andrew Mitchell, para a função de controle da disciplina interna do partido no Parlamento.

Theresa Villiers foi apontada como minitra da Irlanda do Norte.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.