Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comunismo

Regime de Cuba nega viagem de blogueira ao Brasil

Yoani Sánchez não poderá sair do país para participar do lançamento de um documentário na Bahia

A blogueira Yoani Sánchez, crítica do governo castrista, teve negada permissão para sair do país pela 19ª vez | Adalberto Roque/AFP
A blogueira Yoani Sánchez, crítica do governo castrista, teve negada permissão para sair do país pela 19ª vez (Foto: Adalberto Roque/AFP)
Documento do Ministério do Interior de Cuba que veta a viagem de Yoani Sánchez |

1 de 1

Documento do Ministério do Interior de Cuba que veta a viagem de Yoani Sánchez

A tentativa da blogueira cubana Yoani Sánchez de obter permissão do governo para vir ao Brasil fracassou. Pela sexta vez. Ontem, ela divulgou em sua conta no Twitter que o regime negou novamente sua saída – já é a 19.ª proibição, se contados todos os pedidos para viajar a convite pa­­ra outros países.

"Me sinto como um refém se­­questrado por alguém que não escuta, nem dá explicações. Um governo encapuzado e com ar­­ma na cintura", disse Sánchez, que escreve o blog Generación Y, um dos mais expressivos de crítica ao governo castrista.

A blogueira já tinha conseguido o visto brasileiro para participar do lançamento do documentário "Conexão Cuba Hon­­duras", no qual é entrevistada, em Jequié, na Bahia, no próximo dia 10.

Ela pediu, por vídeo na internet e carta enviada a Brasília, a intercessão da presidente Dilma Rousseff, durante sua visita a Cuba nesta semana, para conseguir a permissão de saída do go­­verno cubano.

Publicamente, a mandatária brasileira não comentou o caso, e o governo brasileiro sugeriu que ela não trataria do caso com os anfitriões.

Após a aparente resistência da presidente em ajudá-la, Sán­­chez disparou ontem no Twitter, em mensagem direcionada à conta oficial de Dilma: "De que vale ter um porto tão grande e moderno como o de Mariel se não podemos sair por ele?"

O porto de Mariel, com investi­­mento brasileiro, foi um dos prin­­cipais temas da visita de Dilma.

O governo brasileiro não comentou a decisão cubana.

Sánchez ainda questionou o fato de ter recebido a negativa justo quando o ditador Raúl Castro está fora do país. "Raúl Castro está de visita na Vene­­zuela, e não me deixam visitar o Brasil... Coisas de totalitarismos!"

Estreia ameaçada

O diretor do documentário, Da­­do Galvão, que fez o convite para a blogueira vir ao Brasil, não sabe se manterá o lançamento do filme na próxima sexta-feira.

Gal­­vão teve ontem a notícia de que não só a cubana faltaria a estreia, mas o jornalista hondurenho Esdras Amado López, ou­­tra figura central do filme, que recebeu ontem uma intimação judicial que o proíbe de deixar o país.

Para o diretor, o governo brasileiro poderia ter ajudado a blogueira, por ter uma boa relação com o regime cubano. "Dilma manchou o passado dela", afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.