• Carregando...
Manifestantes em apoio ao referendo de Essequibo
Manifestantes em apoio ao referendo de Essequibo| Foto: EFE

O Reino Unido está se preparando para enviar um navio de guerra à Guiana, ex-colônia britânica, por causa das tensões com a vizinha Venezuela, envolvendo a soberania da região do Essequibo, informou a Agência EFE.
O território, com 160 mil quilômetros quadrados, é rico em recursos minerais e petróleo, e administrado pela Guiana desde 1966, mas reivindicado pela Venezuela.

O envio do navio de guerra pelo Reino Unido seria uma "demonstração de apoio militar e diplomático" do país, informou a "BBC" neste domingo.

Um porta-voz do Ministério da Defesa britânico confirmou na quinta-feira passada que o HMS Trent, um navio britânico que havia sido enviado ao Caribe para combater o tráfico de drogas, foi transferido após as ameaças da Venezuela de anexar o Essequibo.

A disputa aumentou depois que a Venezuela aprovou a anexação do Essequibo em um referendo unilateral em 3 de dezembro, e o governo de Nicolás Maduro ordenou o estabelecimento de uma divisão militar perto da área disputada, entre outras medidas.

Observadores alertaram para o perigo de que, caso a Venezuela invada o território, isso possa desencadear o conflito armado mais significativo entre países da América do Sul desde a Guerra das Malvinas, em 1982.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]