Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Reino Unido gastará £1,5 bi para reforçar defesa e estrutura militar

Londres. (Foto: EFE/EPA/TOLGA AKMEN)

Ouça este conteúdo

O Reino Unido deve anunciar na próxima segunda-feira (2) um investimento de £1,5 bilhão em novas instalações militares, com o objetivo de aumentar “massivamente” a produção de projéteis de artilharia e explosivos.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, a gestão do primeiro-ministro Keir Starmer pretende colocar o país em um “estado de constante prontidão para a guerra”. Pelo menos seis novas fábricas de bombas serão construídas na Grã-Bretanha, e o governo também deve adquirir 7 mil armas de longo alcance, após o alto escalão do Exército alertar que o país não possui atualmente uma força de combate eficaz em caso de conflito.

“Iremos fortalecer a base industrial do Reino Unido para melhor deter nossos adversários e tornar o país seguro em casa e forte no exterior”, afirmou o secretário de Defesa britânico, John Healey, no ano passado. “As lições duramente aprendidas com a invasão ilegal de Putin na Ucrânia mostram que um exército é apenas tão forte quanto a indústria por trás dele. Vamos apoiar a Revisão de Defesa Estratégica, fazer da defesa um motor de crescimento econômico e impulsionar empregos qualificados em todas as nações e regiões como parte do Plano de Mudança do nosso governo", acrescentou à época.

Segundo o Telegraph, o anúncio oficial será feito após a publicação oficial da nova Revisão de Defesa Estratégica, que deve definir o futuro do Exército, da Marinha e da Força Aérea britânicos.

O aumento dos investimentos militares tem se tornado uma tendência entre países europeus desde o início da guerra na Ucrânia. Em março deste ano, a Alemanha anunciou seu maior plano de defesa desde a Segunda Guerra Mundial, estimado em cerca de 500 bilhões de euros.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.