Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
polêmica

Reino Unido lembra relação entre a realeza e o nazismo

Documentário revela ligações de irmãs do príncipe Philip com nazistas. Na semana passada, foto mostrou Elizabeth, ainda criança, fazendo saudação

Imagem de membros da família real fazendo saudação nazista. Elizabeth (no meio) tinha 6 anos. | Reprodução.
Imagem de membros da família real fazendo saudação nazista. Elizabeth (no meio) tinha 6 anos. (Foto: Reprodução.)

Um documentário que vai ao ar no dia 30 na TV do Reino Unido trará uma lembrança amarga para os britânicos: a relação entre a família real e o nazismo na década de 1930. “Prince Philip: The Plot To Make A King” irá ao ar três semanas depois do tabloide britânico “The Sun” publicar uma foto em que a rainha Elizabeth II, então com 6 anos, faz a saudação nazista.

Os alvos do documentário são as irmãs do príncipe Philip, duque de Edimburgo e marido de Elizabeth II. Três das quatro irmãs do príncipe (Margarita, Cecile e Sophie) se casaram com alemães que se tornaram figuras de destaque do Partido Nazista. Em 1935, Sophie foi fotografada jantando com o ditador alemão Adolf Hitler no casamento de Hermann Goering, comandante da Luftwaffe, a força aérea alemã.

Sophie, que chegou a dizer que Hitler era “um homem charmoso e modesto”, era casada com Christoph von Hessen, um coronel da SS. Em uma cena polêmica do documentário, Philip, então com 16 anos, é recebido no funeral de Cecile, em 1937, com o grito de saudação nazista “Heil”. Ele se distanciou das irmãs e lutou contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Já a imagem divulgada pelo “The Sun” faz parte de um filme familiar em preto e branco que teria sido feito em 1933 no Castelo de Balmoral, na Escócia. Elizabeth aparece imitando o gesto nazista com a mãe, ao lado da irmã, aparentemente encorajadas pelo futuro rei Eduardo VIII, que ficou 326 no trono em 1936.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.