Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Reino Unido terá eleições antecipadas por causa do Brexit

A premiê britânica, Theresa May, quer mais margem de manobra no processo de saída da União Europeia

Pesquisas de opinião indicam que May pode ampliar sua maioria no Parlamento com uma nova eleição. | DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP
Pesquisas de opinião indicam que May pode ampliar sua maioria no Parlamento com uma nova eleição. (Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP)

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou nesta terça-feira (18) que irá convocar eleições gerais antecipadas para 8 de junho, numa iniciativa que lhe dará maior margem de manobra para as negociações sobre o chamado “Brexit” - processo de retirada do país da União Europeia - caso ela seja vitoriosa.

May, que assumiu o poder em julho, pouco tempo depois de os britânicos votarem a favor do Brexit, tem maioria parlamentar de 17 legisladores.

Pesquisas de opinião sugerem que May poderá ampliar sua maioria significativamente numa eleição. Com isso, a premiê teria mais campo de manobra nas discussões com a UE e ficaria menos dependente do apoio dos eurocéticos de seu Partido Conservador, que defendem um rompimento completo com o bloco.

Uma eventual eleição não deve atrasar as negociações sobre o Brexit porque o diálogo só terá início quando os demais 27 integrantes da UE chegarem a uma posição em comum, o que deverá exigir várias semanas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.