• Carregando...
Primeiro-ministro Boris Johnson anuncia acordo pós-Brexit.
Primeiro-ministro Boris Johnson anuncia acordo pós-Brexit.| Foto: Paul Grover/AFP

Após 11 meses de negociações, Reino Unido e União Europeia finalmente chegaram a um consenso e finalizaram nesta quinta-feira (24) o acordo comercial que conclui o Brexit, saída do país do bloco europeu. Oficialmente, o Reino Unido deixou a UE em 31 de janeiro, mas faltava a definição de um acordo definitivo de livre comércio para concluir o processo de separação.

A formalização do acordo vem a apenas sete dias do fim do período de transição do Brexit. Caso não houvesse consenso antes disso, as relações comerciais entre Reino Unido e UE passariam a ser regidas, em 2021, pela Organização Mundial do Comércio (OMC) sob termos que, segundo especialistas, prejudicariam as economias das duas partes, já golpeadas pela crise do novo coronavírus. O texto acordado nesta quinta, contudo, ainda precisa ser avalizado pelos parlamentos europeu e britânico.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, comemorou o acordo após meses de impasse. "Não estamos mais presos às regras da UE. Isso significa que teremos total independência política e econômica a partir de 1º de janeiro", afirmou o premiê, em coletiva de imprensa após o anúncio do entendimento. "Agora, seremos aliados de primeira hora dos europeus, econômica e politicamente".

Johnson lembrou que foi a própria população britânica que escolheu, em plebiscito ocorrido em 2016, pela saída do bloco europeu e ressaltou que foi ele quem resistiu à pressão, ao longo deste ano, para estender o período de transição. "Estou muito satisfeito com o acordo alcançado, que protege empregos. Traz-nos independência e liberdade. Bens do Reino Unido poderão ser vendidos sem tarifas à UE", comemorou Boris Johnson, que chamou o acordo de "muito parecido" com a relação comercial estabelecida entre britânicos e canadenses. "Pela primeira vez desde 1973, seremos um estado costeiro com controle sobre nossas águas. Agora, podemos decidir como estimular nossa economia", acrescentou.

O controle sobre as águas costeiras era um ponto nevrálgico do impasse até então arrastado entre europeus e britânicos. Na coletiva, Johnson ainda anunciou a criação de um programa de 100 milhões de libras esterlinas para a indústria da pesca e agradeceu à Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia pelas negociações. A presidente do órgão europeu, Ursula Von der Leyen, também fez coletiva de imprensa nesta tarde e chamou o acordo alcançado de "justo, correto e equilibrado".

Segundo von der Leyen, a União Europeia e o Reino Unido vão continuar cooperando em todas as áreas, uma vez que os britânicos continuam sendo "um parceiro confiável". A presidente da Comissão Europeia, entretanto, não deixou de destacar que foi colocado de forma clara que se o Reino Unido deseja acessar o mercado comum europeu terá que seguir regras.

De acordo com ela, foram criados mecanismos "fortes" para solucionar disputas, assim como incentivos para que ambos os lados cumpram com termos acordados. "É o momento de virar a página e olhar para o futuro. Compartilhamos UE e Reino Unido os mesmo valores", afirmou, dizendo-se "satisfeita e aliviada". "O fim é também um começo", acrescentou, pontuando que o debate em torno do Brexit sempre foi a respeito de soberania.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]